terça-feira, 23 de março de 2010

Artigo 2 Contabilidade Gerencial

CONTABILIDADE GERENCIAL
Publicado por GLAUCIA em 04/4/2008 (2538 leituras)

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, devido a transformações freqüentes, com o avanço da ciência e tecnologia, as empresas operam em um ambiente econômico muito mais volátil e imprevisível, tornando a informação na matéria-prima para o tomador de decisão, surgindo a Contabilidade Gerencial , que é comprovadamente um instrumento de vital importância para ter informações mais otimizadas, essenciais para o desenvolvimento de qualquer negócio. É através da análise das informações produzidas por ela que o gestor ou proprietário pode melhor planejar, organizar e dirigir as operações.
Neste contexto, percebe-se que todas os tipos de empresas, mesmo as de pequeno porte, devem fazer uso dos relatórios disponibilizados pela Contabilidade , para municiar os administradores com informações que poderão ser usadas nas diversas decisões econômicas e financeiras da organização, com o intuito de alcançar o sucesso .


2 DESENVOLVIMENTO

Ao longo do tempo a Contabilidade vem evoluindo de acordo com o avanço econômico e social da humanidade, sendo que hoje é vista como um elemento fundamental na gestão empresarial moderna, deixando de ser e apenas um sistema de informação tributária.
A Contabilidade gerencial surge, no atual mercado globalizado e cada vez mais competitivo, como uma ferramenta indispensável a todas as empresas, independentemente de seu porte, pois os relatórios por ela oferecidos, facilitam uma melhor e mais correta avaliação da situação e do desempenho do negócio, o que proporciona mais segurança nas operações presentes e futuras, sendo portanto utilizada como um importante instrumento nas tomadas de decisões e influenciando no planejamento estratégico e orçamentário .
As empresas estão sempre visando o lucro, motivo primordial que fez a contabilidade financeira e a de custos se unirem para o surgimento da Contabilidade Gerencial que tem como objetivo oferecer dados confiáveis para o administrador determinar o preço de venda dos produtos, avaliar e projetar o fluxo de caixa, rentabilidade, liquidez e outros indicadores de desempenho, controlar o orçamento, e realizar o planejamento tributário . De acordo com Nakagawa citado por Kátia Cristina Reis Neves (2006), “os gerentes que buscam a eficiência e eficácia necessitam de informação precisa e oportuna para a gestão e mensuração do desempenho de suas atividades.”
Observa-se com freqüência que várias empresas têm enfrentado sérias dificuldades financeiras ou estruturais, devido a decisões tomadas sem respaldo de informações relevantes e confiáveis. No entanto, a contabilidade ainda é vista como um mal necessário dentro da maioria das empresas, principalmente as de pequeno porte que a mantém simplesmente para atender às determinações governamentais, uma vez que o empresário por falta de conhecimento não sabe utilizá-la de forma adequada, segundo Cláudio Raza (2006) “isto vem levando a um grande número de falências, concordatas e fechamento das pequenas empresas nos seus primeiros anos de vida.”
Por isso, o profissional que trabalha na área de Contabilidade Gerencial tem que ser mais preparado, versátil e com uma visão mais ampla e estratégica do negócio do cliente, para incorporar novos conceitos que melhor retratem a administração empresarial, criando um sistema de informações atualizadas sempre respeitando as boas técnicas contábeis.
Portanto, a Contabilidade Gerencial é um valioso instrumento que não somente as grandes empresas devem fazer uso, pois é o lugar onde estão centralizados todos os atos da gestão empresarial , mas também para que os gestores possam efetuar suas tomadas de decisões de forma mais objetiva e correta, alcançando resultados positivos.

3 CONCLUSÃO

A busca pela competitividade e maior necessidade de defesa, fez com que surgisse como instrumento de apoio à gestão empresarial - a Contabilidade Gerencial - que é fundamental para gerir de maneira mais competitiva todos os tipos de empresa. Ela é importante porque fornece dados úteis e reais que proporcionam a tomada de decisões coerentes. É por meio das informações produzidas por ela , que a empresa determina sua estratégia empresarial, traça diretrizes, diagnostica problemas e soluções futuras.
Apesar de todos os benefícios que podem ser extraídos da Contabilidade Gerencial, ainda existem empresas que não se utilizam dessa ferramenta tão preciosa para a tomada de decisão.
Um dos motivos é que os gestores dessas organizações criticam a alta carga tributária, os juros altos, a política do governo, etc, esquecendo que o fator preponderante para eventuais prejuízos é a má administração que toma decisões sem o respaldo de informações relevantes e confiáveis.
Por isso a Contabilidade Gerencial deve ser tratada com atenção porque ela constitui a principal fonte de informações gerenciais de uma organização.

4 REFERÊNCIAS

RAZA, Cláudio. Objetividade e Finalidade da Contabilidade Gerencial, 2006. Disponível em:< http://www.administradores.com.br/artigos/objetivo_e_finalidade_da_contabilidade_gerencial/12739/ >. Acesso em 01 abr.2008.
NEVES, Kátia Cristina Reis. A Importância da Contabilidade Gerencial para tomada de decisões, 2006. Disponível em : < http://www.netlegis.com.br/indexRC.jsp?arquivo=/detalhesDestaques.jsp&cod=8288>. Acesso em 01 abr.2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário